Na década de 1930, Hitler solicitou
a Ferdinand Porsche um motor de baixa manutenção e que não precisasse de água,
assim surgiu o motor boxer de quatro cilindros refrigerado a ar.
Fusca 1950
Seu primeiro modelo, de 1100
cilindradas (1.1 litro) foi apresentado no fusca, que caiu no gosto dos
brasileiros na década de 50. Começou a ser produzido aqui em 1959 e em 1972
passou o Ford modelo T como carro mais vendido do mundo.
O motor do fusca, por ser
muito simples e versátil, equipou vários tipos de veículos, como aviões,
carros, barcos e até anfíbios militares. Na década de 1970, estava em uma
grande fração dos carros nacionais, todos Volkswagen refrigerados a ar (Fusca,
Kombi, Brasília, Variant, TL, Karmann Ghia, SP1, SP2, Gol e Saveiro BX), bem
como Puma GT, MP Lafer, Gurgel, Miura, protótipos de garagem e até a moto
Amazonas.
Karmann Ghia
Anfíbio schwimmwagen
Moto Amazonas
Apesar de não ser um motor
muito potente e nem econômico, caiu no gosto popular devido a sua simplicidade,
facilidade de encontrar peças, de fazer sua manutenção e também de fazer
modificações.
Motor de Fusca preparado
Depois de fazer muito
sucesso, hoje em dia é um motor obsoleto e a Volkswagem já não produz mais, no entanto,
a Porsche e Subaru aprimoraram os motores boxer, com desempenho e consumo
semelhantes a outros motores modernos e usam até hoje em seus carros
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