segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Motor do Fusca

Na década de 1930, Hitler solicitou a Ferdinand Porsche um motor de baixa manutenção e que não precisasse de água, assim surgiu o motor boxer de quatro cilindros refrigerado a ar.
Apresentação do Fusca a Hitler






Fusca 1950
Seu primeiro modelo, de 1100 cilindradas (1.1 litro) foi apresentado no fusca, que caiu no gosto dos brasileiros na década de 50. Começou a ser produzido aqui em 1959 e em 1972 passou o Ford modelo T como carro mais vendido do mundo.
O motor do fusca, por ser muito simples e versátil, equipou vários tipos de veículos, como aviões, carros, barcos e até anfíbios militares. Na década de 1970, estava em uma grande fração dos carros nacionais, todos Volkswagen refrigerados a ar (Fusca, Kombi, Brasília, Variant, TL, Karmann Ghia, SP1, SP2, Gol e Saveiro BX), bem como Puma GT, MP Lafer, Gurgel, Miura, protótipos de garagem e até a moto Amazonas.
Karmann Ghia

Anfíbio schwimmwagen

Moto Amazonas

Apesar de não ser um motor muito potente e nem econômico, caiu no gosto popular devido a sua simplicidade, facilidade de encontrar peças, de fazer sua manutenção e também de fazer modificações.

Motor de Fusca preparado

Depois de fazer muito sucesso, hoje em dia é um motor obsoleto e a Volkswagem já não produz mais, no entanto, a Porsche e Subaru aprimoraram os motores boxer, com desempenho e consumo semelhantes a outros motores modernos e usam até hoje em seus carros





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