segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Toyota Supra

A japonesa Toyota lançou o Supra em 1978 como a versão topo de linha do Celica para competir com os carros da Datsun, que dominavam o mercado de esportivos japoneses da época, equipado com motor de seis cilindros em linha, tinha força extra pra brigar com os esportivos da época. O motor que equipava o primeiro Celica Supra foi desenvolvido especialmente para ele e foi o primeiro motor da Toyota com injeção eletrônica de combustível.



Supra 1ª geração

Na sua segunda geração em 1982, recebeu faróis escamoteáveis e aerofólio incorporado à carroceria, o motor 2.8 de seis cilindro com comando duplo no cabeçote (DOHC) gerava 145 cavalos de potência, o que já permitia ao Celica Supra acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos.
 
Supra 2ª geração

A terceira geração, lançada em 1986, marcou uma nova fase para o Supra, recentemente havia ultrapassado as 20 milhões de unidades e se desconectou do Celica, seguindo independente como Toyota Supra, recebeu novo motor 3.0 de 200 cavalos e em 1987 foi o primeiro carro da montadora a receber um motor turbo que aumentava a potência para 233 cavalos. No mesmo ano foi também o primeiro carro da Toyota a vir equipado com freios ABS.
Em 1990, mais uma alteração mecânica alterou o motor para um modelo seis cilindros de 2.5 litros, apesar de menor, desta vez o motor era biturbo, com 273 cavalos, a velocidade era limitada eletronicamente em 250 km/h.
Em 1990, mais uma alteração mecânica modificou o motor para um modelo seis cilindros de 2.5 litros, o qual, apesar de menor, era biturbo, com 273 cavalos e a velocidade era limitada eletronicamente em 250 km/h


Supra 3ª geração

Em 1993 foi lançada a quarta e definitiva geração, com fortes concorrentes japoneses como os Mazda MX-5/Miata e RX-7, Honda NSX e Nissan 300ZX, não seria fácil superar esses esportivos, mas a Toyota saiu por cima dando uma boa renovada no Supra. O novo carro saiu mais baixo, mais curto, mais largo, com 100 kg a menos e tinha um visual muito mais agressivo que suas versões anteriores.
Supra 4ª geração

Sob o capô, havia dois novos motores seis cilindros, 3.0, com 24 válvulas e comando duplo no cabeçote, a versão de entrada, com 223 cv, e a versão biturbo, com seus turbos sequenciais que produziam 280 cv na versão para o mercado interno japonês e 324 cv com turbos menores e bicos injetores maiores na versão de exportação, como os poucos que chegaram ao Brasil. Esta versão era capaz de chegar aos 100 km/h em 5,2 segundos e passar dos 285 km/h, embora fosse limitado eletronicamente em 250 km/h, deixando seus concorrentes pra trás.

-Honda NSX: 294 cv, 0-100 em 5,7 s, máxima de 261 km/h
-Nissan 300ZX: 300 cv, 0-100 em 6,5 s, máxima de 250 km/h
-Mazda RX-7: 255 cv, 0-100 em 5,2 s, máxima de 259 km/h

Com o desempenho dos supercarros europeus e por um preço muito menor, não demorou para fazer sucesso, em especial entre preparadores, pode ser facilmente encontrado no youtube vídeos de Supras na faixa dos 1.000 cavalos.

O carro também traz muita nostalgia para quem viveu nos anos 2000, no ápice dos carros tuning com o Need for Speed Underground e o Supra laranja do Brian O’Conner no primeiro Velozes e Furiosos, o carro voltou a aparecer no sétimo filme em uma das cenas mais emocionantes para os fãs da franquia, na despedida de Brian e Torreto.

Velozes e Furiosos

 Velozes e Furiosos 7


Apesar de ser um ótimo carro, parou de ser fabricado em 2002 por causa das exigências do controle de emissão que começaram a ficar cada ver mais apertadas.

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