O
motor Windsor 221(3,6l) foi criado em 1961 para equipar o modelo de 62 do Ford
Fairlane com originalmente 145 cavalos de potência. Em 1963, o diâmetro dos
pistões foi aumentado para 4 polegadas, que se tornou o diâmetro padrão para as
seguintes versões do motor Windsor, aumentando o tamanho do motor para 289
polegadas cúbicas (4,7l). No ano que foi criado, estava disponível apenas para
o Ford Fairlane e no ano seguinte, em 1964, equipou os primeiros Mustangs v8, a
versão básica vinha com carburador de corpo duplo e desenvolvia 195 cavalos,
outra opção melhorada trazia carburador de corpo quádruplo e entregava 210
cavalos.
Shelby Mustang GT350H 1966
Ford Fairlane 1962
No
ano de 1963, tinha a opção de encomendar uma versão de alto desempenho do motor
289, o 289 HiPo (High Performance) ou K-code, pois era o código que
identificava o motor no registro do veículo. Com aumento na taxa de compressão,
melhorias no comando de válvulas, distribuição, escapamento e um carburador
maior, saía de fábrica com 271 cavalos. Em 65 já era um opcional para os
Mustangs quando Carroll Shelby criou o Mustang GT350, utilizando como motor
base o 289 HiPo, substituindo o coletor de admissão por um de alumínio, o
carburador por um ainda maior e coletores de escapamento especiais, atingiu 306
cavalos, potência de sobra para o Mustang da época.
Shelby Mustang GT350 1965
Shelby 289 HiPo
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