sábado, 23 de janeiro de 2016

289 HiPo

O motor Windsor 221(3,6l) foi criado em 1961 para equipar o modelo de 62 do Ford Fairlane com originalmente 145 cavalos de potência. Em 1963, o diâmetro dos pistões foi aumentado para 4 polegadas, que se tornou o diâmetro padrão para as seguintes versões do motor Windsor, aumentando o tamanho do motor para 289 polegadas cúbicas (4,7l). No ano que foi criado, estava disponível apenas para o Ford Fairlane e no ano seguinte, em 1964, equipou os primeiros Mustangs v8, a versão básica vinha com carburador de corpo duplo e desenvolvia 195 cavalos, outra opção melhorada trazia carburador de corpo quádruplo e entregava 210 cavalos.
Shelby Mustang GT350H 1966



Ford Fairlane 1962

No ano de 1963, tinha a opção de encomendar uma versão de alto desempenho do motor 289, o 289 HiPo (High Performance) ou K-code, pois era o código que identificava o motor no registro do veículo. Com aumento na taxa de compressão, melhorias no comando de válvulas, distribuição, escapamento e um carburador maior, saía de fábrica com 271 cavalos. Em 65 já era um opcional para os Mustangs quando Carroll Shelby criou o Mustang GT350, utilizando como motor base o 289 HiPo, substituindo o coletor de admissão por um de alumínio, o carburador por um ainda maior e coletores de escapamento especiais, atingiu 306 cavalos, potência de sobra para o Mustang da época.
Shelby Mustang GT350 1965

Shelby 289 HiPo


Nenhum comentário:

Postar um comentário