A suspensão de um carro é sem
dúvida o principal item de conforto e também um importante item de segurança, elas já vem da montadora, que fez muitas pesquisas para chegar na
melhor relação segurança/conforto, ainda assim há muitos motoristas que
rebaixam seus carros por questões estéticas, e isso sem dúvida afeta a
segurança e o conforto.
A alteração da altura de um
carro pode ser feita de forma fixa, ou regulável.
Fixa
Suspensão fixa, como o próprio
nome já diz, não há a possibilidade de alterar a altura sem fazer modificações
na suspensão. A maioria dos carros atuais, são suspensos por molas helicoidais,
e é aí que devem ser feitas as modificações para que possa ser rebaixado.
Os métodos para alterar a altura
de um carro modificando as molas, pode ser feito principalmente de duas
maneiras.
A mais indicada é comprar um kit
de suspensão esportiva, com altura reduzida, elas dão uma leve baixada na
altura do carro, a suspensão fica um pouco mais rígida, o que melhora a
estabilidade do carro em estradas asfaltadas, mas atrapalha o conforto em ruas
irregulares. Esse método é o mais aconselhado, é permitido por lei, e o sistema
já é testado e produzido para fornecer estabilidade, segurança e na maior parte delas há
pouca perda de conforto.
O método mais comum, é cortar as
molas originais, e é a opção mais barata. Também se ganha um pouco de estabilidade
em estradas asfaltadas e se perde conforto em ruas irregulares. O problema
desse método, é quando se exagera na alteração da altura, vários elementos da
suspensão e do resto do carro começa a trabalhar em uma posição que não está
preparada para suportar, o que aumenta severamente o desgaste, podendo romper e
causar acidentes.
Regulável
Rosca
Todo sistema de suspensão é
trocado por um novo, que pode ser regulado por uma rosca, esse método possui
muitos adeptos, pois dependendo do modelo e configuração que for utilizada,
pode fornecer o mesmo conforto e segurança que uma suspensão original e o custo é bem inferior que a ar. O
problema, é que cada vez que quiser alterar a altura, todo carro deve ser
erguido, e regulado cada amortecedor individualmente.
Ar
Para a suspensão a ar, também é
necessário trocar toda a suspensão e ao invés de molas e amortecedores, é
alterado para bolsas de ar, esse tipo de suspensão é mais rígida e precisa ser
instalado um compressor de ar que vai encher ou esvaziar as bolsas para poder
alterar a altura.
Hidráulica
A suspensão hidráulica é pouco
utilizada, mas o sistema é parecido com o da suspensão a ar, ao invés de
bolsas, são instalados pistões hidráulicos e no lugar do compressor, uma bomba hidráulica,
é um tipo de suspensão caro pois exige várias baterias para fornecer energia às
bombas que também não são baratas. É o tipo de suspensão utilizado nos low riders.
Há diferentes estilos e gostos
para modificações estéticas em carros, alguns defendem a suspensão original,
outros alteram levemente para dar uma cara mais esportiva e temos os adeptos à
ideia de quanto mais baixo melhor.
Cada um tem o direito de
modificar seu carro, mas é bom ficar de olho no que a legislação permite, e o
mais importante, a segurança do sistema que pretende instalar.
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