quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Rebaixando Seu Carro

A suspensão de um carro é sem dúvida o principal item de conforto e também um importante item de segurança, elas já vem da montadora, que fez muitas pesquisas para chegar na melhor relação segurança/conforto, ainda assim há muitos motoristas que rebaixam seus carros por questões estéticas, e isso sem dúvida afeta a segurança e o conforto.


A alteração da altura de um carro pode ser feita de forma fixa, ou regulável.

Fixa




Suspensão fixa, como o próprio nome já diz, não há a possibilidade de alterar a altura sem fazer modificações na suspensão. A maioria dos carros atuais, são suspensos por molas helicoidais, e é aí que devem ser feitas as modificações para que possa ser rebaixado.
Os métodos para alterar a altura de um carro modificando as molas, pode ser feito principalmente de duas maneiras.
A mais indicada é comprar um kit de suspensão esportiva, com altura reduzida, elas dão uma leve baixada na altura do carro, a suspensão fica um pouco mais rígida, o que melhora a estabilidade do carro em estradas asfaltadas, mas atrapalha o conforto em ruas irregulares. Esse método é o mais aconselhado, é permitido por lei, e o sistema já é testado e produzido para fornecer estabilidade, segurança e na maior parte delas há pouca perda de conforto.
O método mais comum, é cortar as molas originais, e é a opção mais barata. Também se ganha um pouco de estabilidade em estradas asfaltadas e se perde conforto em ruas irregulares. O problema desse método, é quando se exagera na alteração da altura, vários elementos da suspensão e do resto do carro começa a trabalhar em uma posição que não está preparada para suportar, o que aumenta severamente o desgaste, podendo romper e causar acidentes.

Regulável

Rosca

Todo sistema de suspensão é trocado por um novo, que pode ser regulado por uma rosca, esse método possui muitos adeptos, pois dependendo do modelo e configuração que for utilizada, pode fornecer o mesmo conforto e segurança que uma suspensão original e o custo é bem inferior que a ar. O problema, é que cada vez que quiser alterar a altura, todo carro deve ser erguido, e regulado cada amortecedor individualmente.

Ar

Para a suspensão a ar, também é necessário trocar toda a suspensão e ao invés de molas e amortecedores, é alterado para bolsas de ar, esse tipo de suspensão é mais rígida e precisa ser instalado um compressor de ar que vai encher ou esvaziar as bolsas para poder alterar a altura.

Hidráulica

A suspensão hidráulica é pouco utilizada, mas o sistema é parecido com o da suspensão a ar, ao invés de bolsas, são instalados pistões hidráulicos e no lugar do compressor, uma bomba hidráulica, é um tipo de suspensão caro pois exige várias baterias para fornecer energia às bombas que também não são baratas. É o tipo de suspensão utilizado nos low riders.

Há diferentes estilos e gostos para modificações estéticas em carros, alguns defendem a suspensão original, outros alteram levemente para dar uma cara mais esportiva e temos os adeptos à ideia de quanto mais baixo melhor.
Cada um tem o direito de modificar seu carro, mas é bom ficar de olho no que a legislação permite, e o mais importante, a segurança do sistema que pretende instalar.

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