sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Injeção Eletrônica Monoponto, Multiponto Direta e Indireta.

A injeção eletrônica de combustível representou um enorme avanço na indústria automotiva, diferente dos veículos carburados, que enviam sempre a mesma mistura de oxigênio e combustível, a injeção eletrônica monitora o consumo e as emissões, e equaliza constantemente de forma eletrônica a quantidade de combustível enviado ao motor. Essa melhora na eficiência de consumo de combustível permitiu a produção de carros mais potentes e mais econômicos.




O primeiro carro nacional a vir equipado com injeção eletrônica, foi o Gol GTi de 1989, que vinha equipado com injeção monoponto, desde então, o sistema de injeção vem evoluindo até os sistemas mais modernos.

Monoponto

Dizemos que a injeção é monoponto quando temos apenas um bico injetor no coletor de admissão, o bico injetor pulveriza uma determinada quantidade de combustível no ar que é distribuído igualmente entre os cilindros.
A injeção monoponto já caiu em desuso, não há mais modelos que a utilizam desde 1995.










Injeção monoponto à esquerda e injeção multiponto indireta à direita

Multiponto Indireta

Injeção Multiponto indireta, é quando há um bico injetor para cada cilindro ainda no coletor de admissão, assim, cada cilindro vai receber a quantidade exata necessária, aumentando a eficiência da queima.

Multiponto Direta

Um dos principais fatores que afetam a eficiência de um veículo, é a condensação de combustível nos coletores, o combustível só queima quando se encontra no estado gasoso, do jeito que sai do bico injetor, se no caminho até o momento da queima, ele liquefaz algumas partículas, a queima não ocorre, e combustível é desperdiçado.
A injeção direta tem eficiência superior, pois pulveriza o combustível direto na câmara de combustão, momentos antes da explosão, nesse curto espaço de tempo, o combustível não consegue condensar, e todo ele é aproveitado.
Algumas marcas aperfeiçoaram esse sistema combinando com um turbocompressor (motores TSi da VW, TFSi da Audi e Ecoboost da Ford), com mais pressão dentro do motor, a eficiência energética aumenta. Modelos como o Up TSi e o Fiesta Ecoboost que está previsto para vir para o brasil esse ano, são equipados com motores 1.0 turbo e injeção direta, são supereconômicos e com desempenho equivalente e até superior ao dos populares 1.6.

Multiponto Direta e Indireta

Pesquisas da Audi comprovaram que dependendo do quanto se exige do motor, a injeção multiponto indireta ainda pode ser mais econômica e criou um motor equipado com os dois sistemas, utilizando cada um, ou os dois ao mesmo tempo, conforme for o mais adequado. Esse novo motor 1.8 que equipa os A3, gera 180 cavalos com um consumo médio de 18,75 km/l.





Com os aumentos constantes do preço da gasolina, preocupações com sistemas sustentáveis e menos poluentes, carros que consumam apenas uma fração do que era necessário antigamente, representam uma expressiva economia de dinheiro, recursos naturais e emissão de poluentes.

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