A injeção eletrônica de
combustível representou um enorme avanço na indústria automotiva, diferente dos
veículos carburados, que enviam sempre a mesma mistura de oxigênio e
combustível, a injeção eletrônica monitora o consumo e as emissões, e equaliza
constantemente de forma eletrônica a quantidade de combustível enviado ao
motor. Essa melhora na eficiência de consumo de combustível permitiu a produção
de carros mais potentes e mais econômicos.
O primeiro carro nacional a vir equipado com injeção eletrônica, foi o Gol GTi de 1989, que vinha equipado com injeção monoponto, desde então, o sistema de injeção vem evoluindo até os sistemas mais modernos.
Monoponto
Dizemos que a injeção é
monoponto quando temos apenas um bico injetor no coletor de admissão, o bico
injetor pulveriza uma determinada quantidade de combustível no ar que é distribuído
igualmente entre os cilindros.
A injeção monoponto já caiu em
desuso, não há mais modelos que a utilizam desde 1995.
Injeção monoponto à esquerda e injeção multiponto indireta à direita
Multiponto Indireta
Injeção Multiponto indireta, é
quando há um bico injetor para cada cilindro ainda no coletor de admissão, assim,
cada cilindro vai receber a quantidade exata necessária, aumentando a
eficiência da queima.
Multiponto Direta
Um dos principais fatores que
afetam a eficiência de um veículo, é a condensação de combustível nos
coletores, o combustível só queima quando se encontra no estado gasoso, do
jeito que sai do bico injetor, se no caminho até o momento da queima, ele liquefaz
algumas partículas, a queima não ocorre, e combustível é desperdiçado.
A injeção direta tem eficiência
superior, pois pulveriza o combustível direto na câmara de combustão, momentos
antes da explosão, nesse curto espaço de tempo, o combustível não consegue
condensar, e todo ele é aproveitado.
Algumas marcas aperfeiçoaram
esse sistema combinando com um turbocompressor (motores TSi da VW, TFSi da Audi
e Ecoboost da Ford), com mais pressão dentro do motor, a eficiência energética aumenta.
Modelos como o Up TSi e o Fiesta Ecoboost que está previsto para vir para o
brasil esse ano, são equipados com motores 1.0 turbo e injeção direta, são supereconômicos
e com desempenho equivalente e até superior ao dos populares 1.6.
Multiponto Direta e Indireta
Pesquisas da Audi comprovaram
que dependendo do quanto se exige do motor, a injeção multiponto indireta ainda
pode ser mais econômica e criou um motor equipado com os dois sistemas,
utilizando cada um, ou os dois ao mesmo tempo, conforme for o mais adequado.
Esse novo motor 1.8 que equipa os A3, gera 180 cavalos com um consumo médio de
18,75 km/l.
Com os aumentos constantes do
preço da gasolina, preocupações com sistemas sustentáveis e menos poluentes,
carros que consumam apenas uma fração do que era necessário antigamente,
representam uma expressiva economia de dinheiro, recursos naturais e emissão de
poluentes.
Nossa... Obrigada pelas informações de multimarcas.
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